Por que aprender filosofia, matemática, química e todos os tipos de ciências existentes?

05:14 0 Comments A+ a-

Agora o blog terá ilustrações próprias, o que acharam?


Você, que sempre se pergunta:
Pra que estudar matemática? Onde vou usar isso em minha vida?
Mais um dia se passou e me responda, onde que usei a fórmula de Bháskara?
Para que filosofia? Física? Porque tenho que saber o que é um número de ouro, quadrado de ouro, PHI...
Pra que serve a tabela periódica em minha vida?
Garanto que você já deve ter perguntado isso em algum momento de sua vida e na maioria das vezes deve ter feito isso com intenção de deixar sem resposta um professor, amigo ou pai.
Hoje eu vim trazer o verdadeiro motivo de você aprender tudo isso e por incrível que pareça, sem você saber isso, você não seria nada, nada mesmo, nesse mundo.
Está interessado? Vamos lá!
Caso não esteja, pare por aqui, esse post não foi feito para você.



Primeiro, começaremos com o princípio da história humana.
Desde sempre, o ser-humano procurou buscar formas de dominar a natureza, de ter controle sobre a mesma (já que a natureza é simplesmente tudo que há no universo, desde o ar que você respira à partícula que lhe criou), antes, ele havia encontrado uma forma de explicar e ter certo domínio sobre a natureza e adivinha qual era o nome da mesma?
Mitologia.
A mitologia nasceu na Grécia antiga para quem não sabe, não tendo uma data correta de seu surgimento, mas o fato foi, que com ela o ser-humano pode explicar muitas das coisas que lhe causavam curiosidade.
Como por exemplo o raio.
Ninguém tinha noção de como aquilo acontecia ou o que era, e foi ai que entrou a mitologia, da onde tinha-se um Deus que era dono do raio e que lançava-o sobre a terra quando algo não o satisfazia ou quando fosse necessário. Dessa forma, mesmo sendo limitado, o ser-humano adquiriu certo controle sobre a natureza ou pelo menos a explicação da mesma.
Mas, tempos depois, o que servia para explicar começou a confundir, pois não havia somente a mitologia grega no mundo, havia a egípcia, a nórdica e por ai vai, e as pessoas, de civilizações diferentes tinham deuses e deusas diferentes um dos outros, o que não poderia acontecer, já que os vários e diferentes deuses serviam para explicar uma única coisa.
Com a evolução do sedentarismo do homem e o início do comércio e etc essas culturas começaram a se chocar de forma escandalosa. O nórdico quando ia fazer negociação com um grego e via que ia chover comentava com o grego uqe seu Deus iria descer sobre a terra uma grande chuva, já o grego afirmava que era Zeus o causador da grande chuva, assim como o egípcio falava de venûs e o grego retrucava com sua deusa.
E foi ai então que a filosofia surgiu!
Não especificamente com esse nome, ela era chamada de LOGOS e até hoje é. Logos, deriva da palavra lógica, o que é lógico, que tem racionalidade, ou seja, o que se é explicado com base em algo lógico, que pode ser realmente provado e visto à olhos nus, sem qualquer presença de fé.
E foi a partir desse momento que o ser humano não dependeu mais de poetas, que antes "recebiam as palavras dos Deuses e os transcreviam em seus papeis as vontades dos deuses". Com o logos, o ser-humano conseguiu explicar a existência de algo através de algo mais lógico, que não exigia de fé ou imaginação, apenas de uma fórmula matemática, uma equação e etc, que se seguida corretamente levaria à um resultado que não mudaria, por quantas vezes mais você repetisse a conta.
Claro que a filosofia não dominou de imediato as crenças dos povos, ela demorou séculos e séculos, alguns com muitas lutas contra religiosos e etc, mas finalmente, houve um dia em que a filosofia passou a ser definitivamente aceita e a partir dali, não houve nada que pudesse tira-la de seu posto (lembrando que religião se desvinculou das explicações racionais e passou a seguir seu próprio caminho).
Agora vem a pergunta: e o que isso tem a ver com você?
Simples, irei explicar.
Imagine você bebendo um copo de água, mas você não sabe que aquilo é água, nem de onde aquele líquido veio e muito menos sabe se aquilo pode prejudicar sua saúde ou não. Você conseguiria viver sem ter o domínio do que o cerca? Viver na ignorância, dependendo da sorte para saber se vai ou não viver. Provavelmente não, você iria querer saber o que está bebendo e quais os prós e contras de tal.
Você gosta quando sua mãe lhe pede para se arrumar porque vocês vão sair mas não conta para onde vão? Claro que não, você quer saber para onde vai para ver se irá gostar ou não, para ter o domínio da situção, que no caso seria a escolha de falar sim ou não para ela.
E ai está meu amigo! O motivo pelo qual você estuda filosofia em seu Ensino Médio! Pelo qual você aprende a fórmula da velocidade média, o motivo pelo qual o teorema de Bháskara é tão importante na sua vida! Porque sem eles, hoje você seria um estúpido ignorante, um ser sem conhecimento e dependente.
A filosofia surge com o espanto e a necessidade de saber da onde se vem algo, da necessidade de entender o porquê você está aqui e de entender porquê um objeto em constante movimento só pode ser parado caso um objeto de força resultante maior o pare! Nas mesmas palavras da nossa tão amada wikipédia:


Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.


O que a lei de Newton tem a ver com isso? É apenas um exemplo, imagine você, seguindo sua vida, sempre num movimentozinho, ele nunca muda, sempre as mesmas coisas. Você já está enjoado disso, muito, muito enjoado. E você precisa mudar isso. Porém há um fato que você depende para mudar. Enquanto o conhecimento não vir até você (o que no caso seria você buscar estudar e etc..) você jamais mudará e levará sempre e sempre essa vidinha, no mesmo movimento, com os mesmos fatos que sabe, com a curiosidade sufocada.
A lei de Newton não está no post só no sentido literal, muita gente quando ouve falar sobre as três leis de Newton, já geme de desgosto. Mas se você quiser realmente ser alguém, elimine todas as coisas ruins relacionadas ao conhecimento da sua mente, porque isso muda sua vida assim como a de qualquer pessoa.
E sabe por que isso muda a sua vida? Porque sem essas leis, sem esses princípios todos e todas essas contas, não seria possível você ter a previsão do dia seguinte em seu celular, não seria possível você ficar acordado até às 4 da manhã para ver um eclipse ou uma chuva estelar. Porque sem todas essas coisas você não seria nada, seria um inútil.
Essas contas foi o que lhe possibilitou saber que você vive em um planeta, possibilitou que o perfume que você usa para impressionar um garoto ou uma garota existisse. Foi o que lhe deu um playstation ou até mesmo um computador.
Mas sabe por que, acima de tudo, você aprende isso? Mesmo seus professores sabendo que vocês irão correr de matérias que envolvam isso em vossas faculdades; sabem? Você aprende isso para saciar, bem lá no fundo, a necessidade que nós seres-humanos temos de entender tudo que nos cerca.
O ser humano, em toda a sua vida procura várias coisas, entre elas estão principalmente: a imortalidade e o poder do universo.
E você sabe como se adquire o poder do universo? Com, o conhecimento!
Quando o ser humano souber tudo que se passa no universo, em seu planeta, tiver fórmulas matemáticas para tudo, souber explicar qualquer coisa, sendo ela de magnitude grande ou pequena, ele terá o domínio do universo.
Peguemos como exemplo o desenho Avatar, no começo ele é apenas um deus do ar, mas logo então adquire o domínio do fogo, da terra e da água, quando isso acontece ele se torna verdadeiramente um Deus, ele tem o domínio sobre tudo, tudo que se encontra na terra ou no universo.
Se algum dia, o que talvez nunca conseguiremos, o ser-humano possuir o domínio completo de nosso universo, então assim tornaremo-nos deuses e conseguiremos a grande façanha da imortalidade.
Eu sei que isso é muito complexo, mas se vocês realmente quiserem entender eu garanto que vão conseguir.

Algumas curiosidades:

O mundo não existiria se não fossem as estrelas;
Quando uma estrela explode, um novo elemento químico é criado;
É devido a explosão de estrelas, que ao criaram elementos químicos, que existe vida na terra;
Um alien não precisa ser precisamente um hospedeiro, ele pode ser uma bactéria, uma larva, uma ameba e etc..;
Admite-se que, em um passado distante, em torno de 10 a 15 bilhões de anos atrás, todas as galáxias encontravam-se em um mesmo ponto, a uma temperatura muito alta, que se expandiu no Big Bang;
Embora o nome "Big Bang" nos remeta à ideia de uma espécie de explosão, na verdade, o que ocorreu foi uma expansão, a partir de um estado minúsculo (e muito denso) para o que é hoje;
A teoria do Big Bang não tem como finalidade explicar como surgiu o universo, mas sim como o universo em que vivemos se originou;
Os seres humanos possuem visão binocular, de modo que cada olho enxerga uma imagem diferente, sendo o cérebro o responsável por combiná-las em uma única imagem;
Créditos:
Curiosidades

Fiquem à vontade para comentar, irei amar debater isso com vocês <3
Bem, é só gente e ah, se forem repassar por favor creditem, se forem publicar não creditem no nome do blog e sim no meu nome: Nathalia Nates.
Muito obrigada anjos <3 até mais! 

Sou Nathalia Nates, adolescente, confusa, que não sabe o que quer da vida, e por isso tenta de tudo(desistindo na maioria das vezes por ter medos e inseguranças).

Nasci em uma pequena cidade do norte do paraná, onde moro até hoje, com meus pais e meus dois cachorros.