5 Curiosidades sobre o céu

12:26 7 Comments A+ a-


Oi pipocas <3 trouxe umas curiosidades bem legais sobre o céu, gostei muito delas <3 e para quem se liga em ciência e astronomia vai gostar também, pois especificamente não falarei do céu, mas sim do espaço e etc...
Vamos começar agora, portanto apertem os cintos!!!


1 - A Poluição Química não atrapalha a visualização de astros e etc;
Se você acha que é por causa da intensa produção das industrias e etc você está completamente enganado (a), o que mais atrapalha a observação do céu não é a poluição química, mas sim a poluição luminosa, ou seja, as luzes de prédios e carros, faróis de automóveis, etc. Quando tentamos observar o céu noturno de uma grande cidade por exemplo, toda a sua luz acaba por se espalhar e não deixa ver os astros menos brilhantes como aglomerados de estrelas, galáxias e nebulosas.

2 - Tecnicamente não é por causa do Sol que contamos as horas, mas sim por causa da Lua;
Assim como a Terra se movimenta sempre em torno do Sol, a lua tem um movimento regular em torno da Terra e é através dessa regularidade que se é possível calcular as horas conforme fases da lua: nova, crescente, cheia e minguante.

3 - As Nuvens não são apenas para enfeite;
As nuvens ajudam a transportar a chuva para as mais distantes regiões do planeta e também, a manter a temperatura da Terra dentro de uma faixa habitável, sendo assim, as previsões do tempo que existem hoje, só são possíveis devido ao monitoramento das Nuvens.

4 - Em determinados lugares do mundo você consegue ver corpos celestes que são "inexistentes" para outras partes da população;
São elas as chamadas estrelas circumpolares, que ficam muito próximas dos polos celestes de determinado hemisfério, o que impossibilita delas serem vistas no hemisfério oposto.

5 -  Céu não é realmente azul, mas, então, por que o vemos assim?
O principal motivo porque vemos o céu em tons de azul, é devido às partículas que existem na atmosfera. A luz solar atravessa estas partículas, nomeadamente átomos de oxigênio e nitrogênio, passando através delas a cor azul, em muito maior quantidade, devido a um fenômeno chamado de espalhamento Rayleigh. Este fenômeno físico diz-nos que a luz se espalha quando atravessa partículas de tamanho igual a um décimo do comprimento de onda da luz.
A luz do sol, que nos chega apenas cerca de 10%, é constituída por todas as cores, mas as partículas presentes na atmosfera fazem com que a luz azul seja aquela que é espalhada de forma mais eficaz, fazendo com que as restantes cores sejam espalhadas noutras direções.

Por hoje é só anjos <3 Espero que tenham gostado <3
Beijos!

Sou Nathalia Nates, adolescente, confusa, que não sabe o que quer da vida, e por isso tenta de tudo(desistindo na maioria das vezes por ter medos e inseguranças).

Nasci em uma pequena cidade do norte do paraná, onde moro até hoje, com meus pais e meus dois cachorros.