Aprenda a tirar fotos e selfies

23:01 8 Comments A+ a-


Muitas pessoas por ai vivem reclamando que suas fotos são feias ou que sua câmera é super horrível, mas na verdade, o que muitas não sabem; é que o problema não é a câmera, mas sim o fotógrafo.
Se você quiser pegar umas dicas para melhorar seus selfies e fotos, continue lendo que irei ensinar!



1 - Enquadramento

Se você é do tipo que gosta de uma foto certinha, retinha, pegando tudo, aqui está um ponto chave.
A foto nem sempre precisa ser retinha e perfeita, inclinar a câmera para o lado, para a esquerda ou direita, para frente, para trás ou até mesmo tirar a foto por cima (Ex: ao fotografar uma flor, subir em cima de uma cadeira e tirar a foto) deixa a luz muito mais contra balanceada e na maioria das vezes impede que a foto fique escura e/ou sombreada.

2 - Foco

Na maioria das vezes as pessoas não sabem que a câmera do celular possui um "auto foco" que pode ser ajustado.
Sabe quando a foto parece toda embaçada?
Então, é porque o celular está apenas esperando que você toque na tela, o objeto/lugar que você tocar é onde ficara o foco.
Há também aquelas vezes em que a câmera foca tudo e nem sempre isso é bom, toque no objeto (ou pessoa) que você quer focar e esqueça de todo o resto, quanto mais embaçado o resto ficar mais legal ficará, logo então tire a foto.

3 - Flash

Muitas pessoas, acham apenas que o flash serve para ser usado de noite ou lugares escuros, mas não é bem assim.
Essa é uma ferramenta muito boa quando se quer tirar uma foto contra-luz, como por exemplo tirar uma foto com o sol atrás de si, normalmente o sol fica simplesmente radiante e lindo, mas já a pessoa; não, pois apenas a sombra dela aparece, e é ai que entra o flash, pois ele pode ser usado como preenchimento, iluminando a silhueta e o rosto da pessoa, fazendo com que ela tanto quanto o sol; apareçam na foto.
O flash é uma ferramenta ótima, mas tem que se saber usar. Normalmente o alcance do flash é de 4, 5 metros, então de nada vai adiantar você tirar uma foto que está a 10 metros de você. Caso o objeto esteja perto de você saiba manter uma certa distância, pois muito perto a foto fica clara de mais e muito longe ficará escura também.

4 - Fundo

Escolha bem o fundo de sua foto, tome cuidado para não ser um fundo escuro (Como becos, florestas quando se está de noite e etc), ou um fundo muito colorido (Com cores neons e bem mais vibrantes), isso pode tirar o foco da pessoa e passar para o fundo.

5 - Retratos

Ao tirar algum retrato de alguém, foque bem na pessoa, e abuse do fato de poder chegar perto, pois você pode até cortar a parte de cima da cabeça, o que não pode é a foto ficar toda vazia, com uma pessoa no meio ou no fundo.
Uma boa dica também é tirar a foto na altura dos olhos da pessoa, se ela for mais baixa que você ajoelhe ou agache, mas sempre foque nela e tome cuidado com a luz que pode ser bloqueada.

6 - Aproveite sempre a luz do Sol

Além de ser uma luz limpa e sem custo algum, ela oferece muito balanceamento na hora de se tirar a foto.
Até mesmo em um dia nublado (Um dos climas perfeitos para retratos), a luz do sol, mesmo fraca, é um excelente flash natural, pois não destaca sardas e imperfeições no rosto assim como o flash normal, que faz isso pelo fato de possuir uma cor diferente do ambiente (Ex: Ambiente amarelado, flash branco).

7 - Treine e experimente

Como sempre ouvimos, ser ousado e arriscar torna você mais experiente.
Teste ângulos, configurações e fuce em toda sua câmera e no seu manual, não há nada melhor para se tirar uma boa foto do que saber do que sua câmera é capaz e saber controlar a luz.

Agora, vamos para a melhor parte! Vamos aprender a tirar selfies, o novo vício mundial!

8 - Expressão Facial

Está certo que selfies tem que ser algo que pegue apenas você ou alguns amigos, mas cara séria não da!
O essencial na hora de tirar uma selfie é fazer uso da velha frase "Seja você mesmo". Sendo assim use e abuse de sorrisos genuínos ou caretas, procure também revelar um pouco de naturalidade, por exemplo deixando seu cabelo levemente desajeitado ou esvoaçante (não há nada mais comum em fotos que cabelos ajeitadinhos não?).
E lembre-se, fazer biquinho já está virando motivo de piada ultimamente e é tão comum que ao invés de fazer você diferente tornará sua foto apenas mais uma entre as milhares de selfies.

9 - Fundo

No caso da selfie, temos algumas diferenças de uma foto comum, ou seja, um fundo mais limpo por favor.
Quando se quer tirar uma selfie de nada vai adiantar tirar uma foto atrás de um fundo espalhafatoso, já imaginou, em uma noite de natal, você perfeita (o) e todo (a) arrumada(o) e as luzes lá atrás brilhando mais que você?
Não, procure um fundo mais ameno, para que você seja sempre o fundo principal da foto.

Bem gente, eu gostaria muito mesmo de fazer 10 dicas, mas não tenho mais nenhuma recomendação para vocês, pois essas são as únicas que eu faço e aprendi, espero que vocês me perdoem e que tenham gostado :3
Beijos e até mais <3

Sou Nathalia Nates, adolescente, confusa, que não sabe o que quer da vida, e por isso tenta de tudo(desistindo na maioria das vezes por ter medos e inseguranças).

Nasci em uma pequena cidade do norte do paraná, onde moro até hoje, com meus pais e meus dois cachorros.