Você sabe de onde vem a expressão Amor Platônico?

17:57 22 Comments A+ a-

 O UGNE está concorrendo em Duas categorias em um Award, votem na gente <3
Oi gente <3 Bem, eu não sei se vocês lembram, mas ano passado eu andei fazendo uns post's de filosofia aqui no blog, não eram bem de conteúdos, mas agora os que irei fazer vão ser sim! Eu vou tentar explicar temas bases de filosofia de modo interativo, de uma forma que até ensino fundamental entenda! Tipo esclarecendo tuuudo mesmo! Eu espero que vocês gostem!
Então, vocês sabem de onde vem a expressão “AMOR PLATÔNICO”?
Poucas pessoas sabem disso, então prestem bem atenção para não esquecerem depois viu?


Isso tudo começa com o filósofo Platão! Sim, esse cara bem velhinho e esquecido pela maioria das pessoas de hoje. O cara era tão inteligente que formulou uma teoria muito legal, ela era mais ou menos assim:
Todas as coisas que existem no nosso mundo precisaram antes existir em um outro lugar, um outro mundo, o mundo das ideias, nesse mundo todas as coisas que temos aqui (Terra, Cosmos e até mesmo dentro do seu quarto bagunçado) sempre existiram, mas em uma única forma, que nunca vai mudar.
Para você entender melhor essa teoria nós vamos fazer assim: imagine uma forminha pra fazer cupcakes, ela sempre vai ser igual e vai fazer vários cupcakes no seu formato, não é? Só que os bolinhos vão sair um pouquinho diferentes, uns mais gordinhos, outros meio deformados, alguns vão estar mais bem assados e outros não, só que no final eles ainda serão cupcakes certo? Eles serão cupcakes porque eles foram feitos na forminha de cupcakes.
Para Platão tudo é assim, as coisas que existem no nosso mundo vêm de uma espécie de “forma” que fica lá no mundo das ideias e que então vem pra cá, esse cosmo doido que você nem tem noção. Quando essa “ideia” chega aqui é claro que ela vai estar um pouquinho modificada ou com alguns retoques, mas ainda vai ser parecida com a ideia original que se encontra lá no mundo das ideias.

Mas, o que isso tem a ver com o “Amor Platônico”?

Você leu o que está escrito ali em cima sobre o mundo das ideias? Pois bem, para Platão o mundo das ideias é um mundo perfeito, onde a gente nunca vai achar defeitos, pois não tem nada de errado lá, sendo assim, quando nós temos um amor platônico nós temos um amor perfeito, uma pessoa que não tem defeito nenhum e que vai fazer as coisas do jeitinho que você quer pra tudo dar certo, que vai ser feito de fantasias e de idealização, ou seja, algo impossível, pois a perfeição só pode existir no mundo das ideias. Lembra que a forminha de cupcake nem sempre faz cupcakes perfeitos e do mesmo jeito? Então, no nosso mundo não tem como as pessoas serem perfeitas e terem tudo que você procura, elas vão ter defeitos, vão ser diferentes do que você pensa e o que você imaginou delas na sua cabeça vai ser impossível, pois perfeição é só no mundo das ideias, ou nessa sua cabecinha doida!


Eu espero mesmo, de coração que vocês tenham entendido, o posts desse tipo serão pequenos ou tentarão, pois eu tenho como objetivo trazer conhecimento rápido e de qualidade para vocês, qualquer dúvida vocês podem comentar que se eu souber eu respondo com o maior prazer <3 Beijos!!!

Sou Nathalia Nates, adolescente, confusa, que não sabe o que quer da vida, e por isso tenta de tudo(desistindo na maioria das vezes por ter medos e inseguranças).

Nasci em uma pequena cidade do norte do paraná, onde moro até hoje, com meus pais e meus dois cachorros.